sábado, 10 de abril de 2010

Resenha do ábum de 1992



O ano era 1992, Silvio Santos já havia feito alguns convites pra Angélica mudar para o SBT, mas ela ainda não havia aceito nenhum desses convites, apesar de ter aparecido já em vários programas da emissora, ela não tinha nenhuma intenção de mudar pro SBT nessa época, ainda. O álbum recuperou um pouco a menor vendagem do álbum anterior vendendo quase 1 milhão de cópias. Lançado em CD, LP e K7, teve uma vendagem muito bacana do K7 e até do CD, que aos poucos ia ganhando força. Talvez o motivo de boa parte da vendagem ter sido em K7, pelo fato da distribuição dos LPs ter dado algum problema, porque na época muitas pessoas reclamavam que o álbum da loura não se encontrava no formato LP em lugar nenhum. E também pelo fato do k& ser mais barato. O álbum tem muita música adolescente, a parte infantil do álbum é bem pouca, composta basicamente por “Bom Dia” e “Exército do Surf”. O álbum, assim como o de 1991, tem muitos altos e baixos. E para a versão em CD, a tracklist é mais “completa”, contendo também “Pronta Pra Você” e “Na Porta do Colégio”. As músicas são:
1. Quis Fazer Você Feliz (If I Feel) – Participação Especial de Roupa Nova
O álbum começa com uma música romântica de cara, e quem começa cantando não é a loura, e sim o Roupa Nova. Mas apesar do Roupa Nova começar a música, a voz da loura predomina em toda a música. Este é o primeiro single do álbum e obteve um ótimo retorno, apesar de ter se saído bem nos charts e ter sido bem divulgada, a música foi logo esquecida. A música conta a história de um casal que se separou e ambos não aceitam a separação e vivem dizendo um pro outro que só queria fazer ele/ela feliz. A canção é quase como uma “abertura” do álbum, pois se trata da menor música do álbum. Nota 9.
Versões existentes:
- Quis Fazer Você Feliz (Versão do álbum)
2. Romance Bom (Romantic World)
Segunda música do álbum e última música do álbum a ser divulgada em 1992. A música é um dos pontos altos do álbum e conta a história de uma menina que quer que seu amado ame-a assim como ela o ama. A letra é relativamente pequena e o refrão repete insistentemente durante a parte final da música e, de repente, ela acaba. A música foi muito trabalhada no Clube da Criança, ganhando coreografia e tudo. A sonoridade da trilha é bem suave, típica das músicas do Ary Sperling (cujo arranjo é dele, nessa música). Inclusive esse álbum poderia ser da gravadora Som Livre, pois o álbum foi produzido por Michael Sullivan (Produtor da Xuxa, até meados de 1996) e muitos dos produtores trabalhavam na gravadora, na época. Nota 10.
Versões existentes:
- Romance Bom (Versão do álbum)

3. Além das Nuvens
A música mais extensa do álbum está aqui, com seus 5:35 minutos. A música não tem a letra muito grande e o refrão repete demais, talvez, se não houvesse tanta repetição do refrão, a música ficaria com, no máximo uns 3 minutos. A letra é de Sullivan/ Massadas e quase não foi divulgada, apesar de alguns fans lembrarem, pois o álbum de 1992 foi muito bem divulgado no Clube da Criança, todas as músicas do disco tocaram no programa. A música é um pouco cansativa e até estressante, talvez por conta dos vocais longos no refrão, e a loura também dá umas desafinadas durante a música (mas apesar dela nunca ter se considerado cantora, essa música mostra o reflexo disso). Nota 8.
Versões existentes:
- Além das Nuvens (Versão do álbum)

4. Mãos ao Alto (Quero Seu Coração) (Hands Up (Give Me Your Heart)
Música dos anos 80 que foi muito famosa na Europa e na América do Norte, ganhou uma versão em português feita por Michael Sullivan. A música é legal, e tem até uma levada infantil, talvez pelos vocais mais finos feitos pela loura, no refrão. A música é um pouco cansativa e até um pouco piegas, até pra época. Nota 7.
Versões Existentes:
- Mãos Ao Alto (Versão do álbum)

5. Brincar com Fogo
Mais uma música romântica e lenta, foi o último single a ser lançado, já em 1993, e marcou o Hiato da loura apresentadora antes da entrada no SBT. Muito saxofone marcado durante toda a música, dá um pouco de nostalgia de “Toda Molhada de Chuva”, mas a música é um pouco mais solta, a loura brinca um pouco mais com as palavras, apesar do conteúdo da música ser um pouco mais sério. A música também é um pouco cansativa, apesar da letra ser bem bonita. (A capa do single que está aqui é uma réplica, pois a capa existe, mas não foi encontrada na internet, o dono do Blog tinha a imagem original, mas foi perdida por motivos de formatação de HD). Nota 8,5.
Versões existentes:
- Brincar com Fogo (Versão do álbum)
6. É Amor
A música é uma das mais bacanas do álbum, apesar da maioria das músicas da loura falar de amor e ser mais balada, essa música tem um ritmo muito bom de ouvir. A letra fala de uma garota que faz de tudo para seu amado reparar nela. A letra tem um toque suave de humor, e no refrão é um pouco mais sério. É mais um ponto alto do álbum, e uma das melhores músicas do álbum. Nota 10.
Versões existentes:
- É Amor (Versão do álbum)

7. Pronta Pra Você (Bonus Track do CD)
Por falta de espaço no LP, essa música entrou no CD. A música é mais agitada, com uma levada infanto/juvenil, mas a letra fala de amor e de como a garota já está preparada pra enfrentar uma paixão. A base da música lembra muito “Bons Momentos” e “Coisa Aventureira”, mas isso não quer dizer que foi utilizada da mesma forma, apenas a percussão que é semelhante, principalmente no refrão. A música cansa um pouco, mas a voz da loura ta muito bonita na música, típico de música Bonus. Nota 9.
Versões existentes:
- Pronta pra Você (Versão do álbum, em CD)

8. Blue Jeans
Este foi o segundo single do álbum e o sucesso deste álbum. A música conta a estória da loura que encontrou um “anjo” que estava de calça jeans, que foi a única coisa que marcou, além da beleza do “anjo”. Apesar de muitos pensarem que realmente é um anjo que ela viu, na verdade não, é um rapaz que passava pela cidade, ela se apaixonou, mas ele foi embora. A música é muito bonita, com um solo de guitarra muito legal em uma parte da música e alguns efeitinhos de instrumentos durante toda música que a deixam muito boa de se ouvir, não é a toa que foi hit, muitas pessoas lembram da música e inclusive da coreografia que fazia sucesso no Clube. Nota 10.
Versões existentes:
- Blue Jeans (Versão do álbum)
9. Eletricidade (Eletricidad)
Mais uma música romântica-balada no álbum, a voz da loura ta um pouquinho desengonçada e um pouco desafinada também, mas a batida da música compensa e os vocais também. A letra é um pouco sensual e conta com a paixão atinge os corações das adolescentes e de como elas se comportam quando estão perto de quem elas amam. Durante os versos da música percebemos um ótimo arranjo de teclados, feitos por Ary Sperling. A música é boa de ouvir, apesar de não ter sido single, tinha todo potencial para tal. Nota 9,5.
Versões existentes:
- Eletricidade (Versão do álbum)

10. Bom Dia
Letra de Paulo Sérgio Valle e Maurício Duboc, é a primeira música infantil do álbum, não tem nada a ver com o “Bom Dia” da Xuxa, mas é tão boa quanto. Usada muito na época e também em boa parte dos programas infantis da loura, na Globo. A música tem bem a cara de Paulo Sérgio Valle, em que o violão predomina e que parte da letra é bem infantil, marcada por “Lá lá lás”. É uma das poucas música infantis da loura que se encaixou com o estilo do álbum. Nota 9.
Versões existentes:
- Bom Dia (Versão do álbum)

11. Exército do Surf (L’Esercito Del Surf)
Acompanhando a música anterior, temos aqui o terceiro single da loura e uma de suas músicas que o público mais gosta e lembra. A música é uma brincadeira da Angélica com as crianças lembrando um quartel, mas, de surf. De forma agitada e muito animada a música conquistou não somente as crianças, mas também jovens e adultos, que sempre quando lembram, fazem graça com a letra. Apesar de grande sucesso, não está presente em todas as coletâneas da loura. Nota 10.
Versões existentes:
- Exército do Surf (Versão do Álbum)

12. Me Chama (Call Me)
Mais um ponto alto do disco. Esta música não foi single, nem foi muito divulgada, mas é uma das melhores músicas do álbum. A letra fala de amor, também, e conta um pouco da história de uma mulher que quer que seu amado tome as rédeas da situação e fique com ela. A música tem um ritmo mid-tempo e a bateria que marca a música, não dá um ritmo muito agitado pra música, que fica bem suave. Inclusive os vocais são quase sussurrados. Nota 10.
Versões existentes:
- Me Chama (Versão do álbum)

13. Que Saudade
Com uma introdução que lembra um pouco “Uma Estória de Amor”, a música é um pouco mais ‘aberta’, e lembra muito a sonoridade de músicas sertanejas. Claro, a música é pop, mas lembra, realmente, uma música country. A canção conta a história de uma menina que espera o amado e, de tanto fazer pensamento positivo, traz seu amado, ele aparece, de verdade, pra ela. A música é boa, mas um pouquinho brega em alguns momentos. Mas, ainda assim, muito boa de seu ouvir e a voz da Angélica está bem á vontade também, sem desafinação. Nota 9.
Versões existentes:
- Que Saudade (Versão do álbum)

14. Na Porta do Colégio (La Puerta Del Colegio) (Bonus Track do CD)
A outra música Bonus, que entrou somente no CD. Tem uma letra muito bonita e conta a história de uma jovem que se apaixonou por um rapaz na porta de sua escola. A música é uma balada muito gostosa de ouvir e marca muito o disco, apesar de poucos conhecerem e ouvirem esta canção. Assim como “Pronta pra Você”, provavelmente foi cantada só uma ou duas vezes somente a título de curiosidade, no Clube. Nota 9,5.
Versões existentes:
- Na Porta do Colégio (Versão do álbum, em CD)

Então esta foi a resenha para o quinto álbum da carreira da loura.
Nota para as fotos: 10.
Nota para a arte: 9.

Média das notas: 9,21

FOTOS DE DIVULGAÇÃO:


3 comentários:

acervo lexico disse...

Esse eu tinha o cd e o LP, melhores musicas " Me chama" e " Romance bom" , eu gostava muito mais dos temas e formas de cantar que ela utilizava nessas músicas e talvez isso tenha se perdido um pouco ao longo de seus outros discos que viriam, talvez no disco de 97 ela trouxe um pouco disso que estou dizendo de volta!

Andrey Castro disse...

To louco pra achar o LP ou o K7...

Lucas Luz disse...

A contracapa é todo de um conceito pensado mas na minha opinião curti muito não as imagens das "Angelicas" pequenas me incomodam poderiam ser grandes essas fotos da contracapa

Postar um comentário