sábado, 17 de abril de 2010

RESENHA DO ÁLBUM "MEU JEITO DE SER" (1993)

O ano era 1993, Angélica sai da Manchete e fica alguns meses no hiato. Isso deixou a loura muito chateada e brava, não com a antiga emissora, mas com Silvio Santos, que demorou demais pra atender as sugestões da loura. Então, nesse tempo de hiato na TV, a Angélica se dedicou a gravar seu sexto álbum de carreira: MEU JEITO DE SER. O álbum é o primeiro que não possui musicas infantis, talvez pelo fato da loura já ter grande apelo jovem, resolveram apostar neste álbum, algumas músicas mais adolescentes. Teria dado mais certo se a divulgação não fosse tão fraca: a loura não aparecia na TV, e as propagandas não atingiam corretamente o público. Ou seja, a divulgação só tinha força quando a loura falava do álbum no programa Casa da Angélica (no SBT). Este é um dos álbuns da loura em que sua voz ficou mais desafinada, a maioria das músicas deste álbum a voz da loura dá umas escorregadas, mas tem um motivo: a voz da Angélica já era mais grossa nessa época, e ela já disse várias vezes que os produtores falavam pra ela cantar no mesmo tom do primeiro álbum (voz de menininha), e ela não conseguia segurar a nota por muito tempo, então, resultado: voz meio desarranjada. Mas é um dos melhores álbuns da loura!!
As músicas são:
1. O Meu Jeito de Ser
Música que abre o álbum, é o segundo single. Tipica música de abertura, essa canção tem uma batida meio dance da época, não é feita para dançar, mas tem um som bem chiclete que não sai da cabeça. A loura, na música, se apresenta contando um pouco sobre sua personalidade e de como venceu na vida graças aos fans e ao próprio esforço. A batida é bem constante e a voz da loura fica um pouco desafinada no refrão, mas não desmerece em nada. O single ganhou uma edição especial com 5 remixes: 3 versões completas e 2 versões radio Edit. Nota 10.
Versões existentes:
- O Meu Jeito de Ser (Versão do álbum)
- O Meu Jeito de Ser (Culture 12” e Culture Radio Edit)
- O Meu Jeito de Ser (Soulful 12” e Soulful Radio Edit)
- O Meu Jeito de Ser (The Angelical Voice Mix)

2. Flecha de Amor
Primeiro Single do álbum, ganhou clipe que foi apresentado muitas vezes na MTV. Chegou a entrar no Top10 da emissora. A música fala de uma garota que está apaixonada e quer que seu amado se apaixone por ela também. A música tem uma batida muito boa de se ouvir e está presente na maioria das coletâneas da loura. Foi a única música do álbum a dar retorno para o mesmo, já que os singles seguintes não perduraram nas paradas brasileiras. Nota 10.
Versões existentes:
- Flecha de Amor (Versão do álbum)

3. Ponto Forte
Penúltimo single do álbum, a música não perdurou nas paradas brasileiras, mas foi bem divulgada na Casa da Angélica (assim como boa parte das músicas do álbum). A música lembra bastante o que a loura fez no álbum anterior. A música fala que o ponto forte da loura é o seu amado. É uma das melhores músicas do álbum também. Nota 10.
Versões existentes:
- Ponto Forte (Versão do álbum)

4. Deixa Tudo Assim (Precious Little Thing)
O álbum começa bem, vai melhorando, de repente, cai, e com força. A música “Deixa Tudo Assim” é lenta, quase um lounge, e com uma melodia que estraga qualquer álbum. A música fala de uma garota que não prefere se apaixonar, e prefere deixar tudo do jeito que está. Apesar da musica ter um lindo solo de sax, não salva muito, porque é uma música que, na verdade, deveria estar no fim do álbum. Ficou parecendo muito com as músicas da MPB da época e não casou muito com a personalidade musical de Angélica. Nota 6.
Versões existentes:
- Deixa Tudo Assim (Versão do álbum)

5. Na Beira do Mar
Meu Deeusss!!! Voltamos para os anos 60??... NÃO! (rsrsrsr...) A introdução da música lembra muito as melodias das músicas dos anos 60 e 70 brasileiras. A música, como sempre, fala de amor, de lembranças de situações amorosas que foram prazerosas. A Angélica canta bem sussurrado, mas a música, diferente da faixa anterior, é bem melhor, com uma roupagem mais agradável, e não é só isso, a música vai melhorando com o passar dos segundos. Nota 9.
Versões existentes:
- Na Beira do Mar (Versão do álbum)

6. Uh! Baby
O álbum retoma o ritmo, depois de 2 músicas românticas. A música “Uh! Baby” conta como o amor de um certo casal é fulminante, e de como querem ficar juntos pra sempre. Mas a música é um rockzinho com bateria e guitarra marcados (lembrando bastante “Cara de Pau”). A música tinha uma coreografia muito legal que a loura dançava no Casa da Angélica (o vídeo pode ser visto no YouTube). A batida da música é bem legal e salva as 2 músicas anteriores (e fecha com chave de ouro o lado A, do LP). Nota 10.
Versões existentes:
- Uh! Baby (Versão do álbum)

7. Loura Romântica (Loura Boticelli)
Terceiro single do álbum, também não obteve bom resultados com essa música, apesar de bem executada no programa. A canção pode ser comparada com “O Meu Jeito de Ser”, na verdade, a música “Loura Romântica” poderia ser chamada de “O Meu Jeito de Ser Reloaded”, pelo fato da semelhança ser grande. A batida é um pouco mais agitada que a OMJDS, mas ainda assim, são muito parecidas. Mas não desmerece em nada. Nota 10.
Versões existentes:
- Loura Romântica (Versão do álbum)

8. Lua
Música muito bacana, que fala um pouco da sensualidade da loura. A Angélica se diz musa de um certo alguém na música se fazendo referências á Lua. A batida da música enjoa um pouco depois de escutar umas 2 vezes, mas a letra é muito bacana e tem um solo de baixo bem legal em uma parte da música. Mas a música em si...é... bem... uma incógnita!! Nota 8.
Versões existentes:
- Lua (Versão do álbum)

9. Um Love Lindo
Mais um ponto baixo no álbum. Essa música parece que vai virar um pagode a qualquer hora, pelo menos no início. A gente fica esperando a música ganhar um ritmo bacana, mas isso não acontece. A loura até sobe um pouco a voz, mas a batida é chata e sem-graça. A música não favorece a voz da loura que desafina em boa parte da música. Mas, pra quem gosta “quase lounge” essa música e “Deixa Tudo Assim” são um prato cheio. E tem momentos na música que parece que a letra acaba do nada. Esta música, por incrível que pareça, foi parar numa coletânea das revistas Avon, em 2004, mas não era coletânea somente da Angélica, era uma coletânea de músicas românticas. Nota 6.
Versões existentes:
- Um Love Lindo (Versão do álbum)

10. Guarde Para os Dias de Chuva
Ta aí uma música que marcou muitas pessoas, principalmente no programa Casa da Angélica. Com trovões e chuva no começo da canção, bateria marcada e com a base semelhante a da música “What’s Going On”, a loura recupera o fôlego de novo, no álbum. A letra fala da mulher que se separou de um homem que não lhe dava devida importância. Com direito a um trechinho de “What’s Going On” de Marvin Gaye, a música vai se tornar uma de suas preferidas, se você ainda não escutou. Solos de sax perfeitos (marca registrada em boa parte das músicas da loura). É uma ótima pedida para ‘dias de chuva’.Nota 10.
Versões existentes:
- Guarde Para os Dias de Chuva (Versão do álbum)

11. Pra te Amar de Paixão
Mais uma música linda do álbum, não foi single e não foi muito divulgada, mas é uma das músicas que mais marcam o álbum. A voz da loura fica um pouco desengonçada no começo, mas a música é perfeita! A letra fala de uma menina que ama uma pessoa e está esperando ansiosa pra rever seu amado. Nós percebemos que a voz da loura casa melhor com este tipo de ritmo, e não com aqueles “quase lounge” presentes neste álbum. Nota 10.
Versões Existentes:
- Pra te Amar de Paixão (Versão do álbum)

12. Tô Fora
A música fecha o álbum (da versão em LP) e com um ritmo bem legal. Não chega a ser dance, mas tem a batida parecida com a da música “Ponto Forte”. A letra fala de uma mulher que se separou porque o ex-namorado não prestava, que a traiu, apesar dele não assumir isso. Então a loura diz que ‘tá fora’! A bateria marca a música, mas não tanto quanto outras músicas do álbum. Nota 9,5.
Versões existentes:
- Tô Fora (Versão do álbum)

13. Montanha Russa (Faixa Bônus do CD)
A música tem um leve toque infantil, talvez pelo ritmo dar essa impressão, mas é só impressão mesmo. A música fala de uma garota e de como ela se sente perto do seu amado, e faz de tudo pra ele reparar nela. A música foi bem divulgada, e como só fez parte do álbum em CD, muitas pessoas desistiram de comprar o disco por não terem condições de comprar o álbum em CD, na época. Nota 9,5.
Versões existentes:
- Montanha Russa (Versão do álbum, em CD)

E esta foi a resenha para o álbum “Meu Jeito de Ser”.

Nota para as fotos: 10.
Nota para a arte: 10.

Média das notas: 9,2.

FOTO DE DIVULGAÇÃO:

3 comentários:

acervo lexico disse...

" Um love lindo" ainda é menos pior do que "Deixa tudo assim" rsrsrs , a música "Lua" tem um solo de guitarra bem legal, o contra baixo marca nem a melodia, mas o solo de guitarra é um grande destaque da música. As músicas que eu mais gosto e mais ouvi desse cd são: " Ponto forte" e " Guarde para os dias de chuva". Apesar de "Flecha de amor" ter aparecido muito na mídia da época eu prefiro a voz da Angélica nesse tipo de música que citei.

acervo lexico disse...

Corrigindo" Marca bem a melodia" .

Lucas Luz disse...

Na minha opinião é o melhor disco dela se o segundo melhor só tem musica boa quase nenhuma infantil pois faz jus ao nome do álbum

Postar um comentário