quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resenha do quarto álbum (1991)

Enfim, chega o ano de 1991, seus perfumes vendem muito e seus primeiros 3 discos foram um sucesso. Mas, infelizmente, o álbum de 1991 foi pouco divulgado e não vendeu tão bem quanto os outros 3. Na verdade, as vendas não foram boas pra época, já que a maioria dos artistas (principalmente da Sony Music) vendiam discos como água. O álbum teve como principal single somente a música “Amor Amor”, sim ela divulgou outras músicas, mas fora do Clube a música que a Angélica cantava era somente “Amor Amor”. Este álbum vendeu pouco mais de 700.000 cópias. Apesar de, no LP, o tempo da música marcar o tamanho correto, muitas músicas são “LP version”.

As músicas são:
1. Amor Amor (We Love to Love)
Música que abre o disco e é a única música do álbum a fazer sucesso. O pessoal da gravadora já esperava uma grande queda nas vendas, já que o Brasil tinha acabado de passar por um “sobe e desce” de preços (de produtos em geral). Mas, a música é romântica e tinha aquele quê adolescente que só a loura possuía. A letra fala de amor (como sempre) e conta a história de uma garota que está se declarando para seu amado. A música não ganhou nenhuma versão diferente e está presente em todas as coletâneas da Angélica que foram lançadas. Nota 9,5.
Versões existentes:
- Amor Amor (Versão do álbum)
2. Os Números (I Numeri)
Música infantil italiana muito famosa na Europa, Edgard Poças fez uma versão muito legal dessa música pro álbum. A música fala das dificuldades que a grande maioria dos jovens tem com os números e a revolta que eles têm da existência dos números. Esta é a melhor música agitada do álbum, tanto pela bateria marcada, tanto pelo ritmo, que é contagiante. Este foi o último single do álbum e não obteve o retorno em vendas pro álbum, já que foi divulgado em 1992, muito próximo do lançamento do primeiro single de seu quinto álbum. É uma pena, pois o blog recomenda essa música, pois é a melhor música do álbum. Nota 10.
Versões existentes:
- Os Números (Versão do álbum)

3. Ei, Manhê! (Ciao Mama)
Este é o segundo single do álbum. E, apesar de não ter ficado muito tempo nas paradas, obteve uma ótima aceitação do público, no Clube. A levada adolescente continua nessa canção que fala um pouco da revolta do jovem com seus pais sobre a questão de só querer ser feliz: “Não é política, é uma revolução!...”
Esta é uma das músicas mais diferentes da Angélica, mas segue bem a linha um pouco “revoltada” do álbum. A letra da música junto com o ritmo nos dá a impressão de que vários jovens de várias raças, cores, religiões e opções sexuais estão fazendo uma passeata numa avenida lotada. Esta música possui clipe, mas ainda não foi “encontrada” no mercado negro, mas sabe-se da existência deste videoclipe. Para o LP existe uma versão editada, já que o LP não tem espaço suficiente para músicas muito extensas. Nós percebemos a diferença pois o fade da música é bem antes do que na versão do cd. Esta versão chamamos de ‘LP Version’ que é uma versão editada, mas que não modifica a música, pois geralmente ela é cortada um pouco antes do final original da música. Nota 9.
Versões existentes:
-Ei, Manhê! (Versão do álbum em CD) – Full Leight
- Ei, Manhê! (LP version)

4. O Bom e Velho Rock ‘n’ Roll
Mais uma música infantil no álbum, este foi um dos álbuns da loura que começou a misturar mais músicas infantis junto com suas músicas “adolescentes”. A música conta uma estória da mamãe que curte um rock (dá época do Elvis Presley) e esse gosto por essa música passou para suas filhas, que também adoram dançar Rock ‘n’ Roll. A Angélica tem a voz bem á vontade nessa música e arrisca até um solo á lá Elvis: “Boo lah bah boo loop bah, boo lah beem boom!!!...”, o que torna a canção bem legal de se ouvir. Esta música, no LP, também é editada. Nota 9,5.
Versões existentes:
- O Bom e Velho Rock ‘n’ Roll (Versão do álbum em CD) – Full Leight
- O Bom e Velho Rock ‘n’ Roll (LP Version)

5. Algodão Doce e Guaraná
Mais uma música infantil, possui uma levada parecida com “Coisa Aventureira”, do terceiro álbum. A música conta a vontade das crianças de que o mundo fosse tudo perfeito, só ‘algodão doce e guaraná’. A música começa bem legal, mas chega no refrão ela se torna cansativa, e o refrão repete demais no final, e isso acaba que tira um pouco a vontade de continuar ouvindo o álbum, é uma música legal, mas apesar de animada, cansa um pouco. Nota 8.
Versões existentes:
- Algodão Doce e Guaraná (Versão do álbum)

6. Meu Amigo ET
O mundo inteiro sempre falou da existência ou não de ETs, e pra brincar com isso, e até pra tirar o medo de algumas crianças, a Angélica conta uma estória de que viu um ET e que achou ele tão bonitinho e simpático que queria voar com ele pro espaço. A música tem alguns samples de samba (pra lembrar uma de suas marcas, de seus primeiros álbuns, e lembrar, um pouco, as músicas “Tic Tac” e “Bons Momentos”). A música não foi single, mas foi tocada no Clube, mas pouquíssimas pessoas lembram dessa música. Talvez algumas pessoas lembram da música pelo efeito de “nave” no começo da música (alguma referência inconsciente á Xuxa, não!??...). Apesar da música falar de nave, espaço, não tem nada a ver com música e nada da Xuxa. Nota 9.
Versões existentes:
- Meu Amigo ET (Versão do álbum)

7. Quando Você Chegar (Cuando Calienta el Sol)
Versão em português feita por Biafra, esta música foi o terceiro single do álbum, e foi muito pouco divulgada, e quase não ficou nas paradas, até porque a loura só cantava “Amor Amor” nos programas de TV, pra divulgação do álbum. Prova disso foi o especial de Dia das Crianças de 1991 do Xou da Xuxa que a Angélica já estava divulgando “Quando Você Chegar”, mas cantou “Amor Amor”. Uma música bem gostosa de se ouvir, seria a continuação da música “Toda Molhada de Chuva”, pois fala que ela está esperando seu amor chegar para eles ficarem num ‘love’ só. A letra é bem bonita e até um pouco sensual. Na verdade as músicas “adolescentes” da Angélica conquistavam mais as crianças que não queriam um “Ilariê” ou um “Tindolelê” como tema principal. Nota 9.
Versões existentes:
- Quando Você Chegar (Versão do álbum)

8. Vem Que Eu Te Espero
Esta seria a parte 3 (depois de “Toda Molhada de Chuva” e “Quando Você Chegar”). A letra nos dá a impressão de que uma garota teve uma pequena discussão com seu amado, se arrependeu e está pedindo pra ele voltar. De um jeito levemente sensual, ela chama por seu amado. A música também é uma das melhores do álbum (juntamente com “Os Números”) e se torna o segundo ponto alto do disco. Nota 10.
Versões existentes:
- Vem Que eu te Espero (Versão do álbum em CD) – Full Leight
- Vem Que eu te Espero (LP Version)

9. Cara de Pau
Uma música mais pesada, com guitarra e bateria se sobrepondo durante toda a música, “Cara de Pau” tem um quê meio cômico. Conta a história de uma garota que não quer namorar um garoto que é ‘galinha’. A música é bem agitada, bem rock. Apesar da letra e da trilha ser bem legal, a música, depois de um tempo, se torna cansativa. Mas o final é muito bacana também. Nota 9.
Versões existentes:
- Cara de Pau (Versão do álbum)

10. Uma Estória de Amor
Música que fecha o álbum, não foi single, e inclusive boa parte dos fans ouviram pouquíssimas vezes, talvez pelo fato da música ser bem romântica e muito chiclete. A música conta uma estória (sim, “estória”, que significa história que não é real, não foi fato) de uma garota que está perdendo o seu amado e vive a se perguntar porque. A música melhora com o passar dos minutos, mas o álbum se torna cansativo e muitos deixam de ouvir essa música. Com o álbum é feito de altos e baixos, quando chegam na música “Cara de Pau”, param por aí. Mas essa música tinha tudo pra dar certo, se não fosse a voz da Angélica parecer tanto com de algumas Paquitas (de 1991). A música (apesar de não ter nada a ver com “Alguém Para Amar”, das Paquitas) lembra um pouco sua sonoridade. E a voz da loura também está um pouco desafinada. Nota 8.
Versões existentes:
- Uma Estória de Amor (Versão do álbum em CD) – Full Leight
- Uma Estória de Amor (LP Version)

Esta foi mais uma resenha de álbum.

Nota para as fotos: 10.
Nota para a arte: 10.

Média final das notas: 9,25

FOTO DE DIVULGAÇÃO:

3 comentários:

acervo lexico disse...

Esse CD marcou muito a minha infância, na verdade conheci a Angelica através desse CD e aí fui colecionando todos cds e Lp's que eu conseguia achar! Melhor música desse Cd na minha opinião é sem duvida " Vem que eu te espero" instrumental, letra e voz tudo combinando!

Lucas Luz disse...

A fotografia da capa e do encarte solares são muito lindas mas esse álbum de repertório tem umas músicas boazinhas que gosto porém sinceramente eu acho o álbum fraco as minhas únicas melhores pra mim são Os Números e Amor Amor as que carregam esse disco nas costas

Lucas Luz disse...

Gosto dessa tá pareo a pareo com Amor Amor

Postar um comentário