sábado, 8 de maio de 2010

Resenha do álbum de 1994

O ano era 1994, a loura já havia se estabilizado no SBT e o Sílvio Santos já tinha atendido aos pedidos da Angélica. Após o lançamento do álbum a loura passou a apresentar também o TV Animal e o Passa ou Repassa. Talvez os programas que a loura passara a apresentar tenham influenciado a fraquíssima divulgação do álbum. Outro fator que pode ter influenciado é que a divulgação do álbum passou a ser basicamente em revistas e em shows (e no programa com as músicas), mas com uma estratégia não tão boa a ponto de ajudar a alavancar vendas do disco. Este é o único album que possui singles divulgados somente no ano de lançamento, em 1994. Há muitas controvérsias sobre as versões deste álbum e sobre suas vendas. Pois bem, foi lançado em LP, CD e K7 e na versão em CD possui 2 músicas bonus: "Lindo Balão Azul" e "Com Você". O álbum teve venda próxima dos 500.000 cópias.

As músicas deste álbum são:
1. SAUDADE
Esta música é a que abre o disco, tem uma letra muito bonita e conta a historia de uma menina que lê uma carta e sente muita falta de seu amado. A música foi bem divulgada no 'Casa', muitas pessoas se recordam dessa música, mas passa meio batida e não entrou em nenhuma coletânea, mas é uma das músicas mais bonitas do álbum. Nota 9,5.
Versões existentes:
- Saudade (Versão do álbum)

2. BEAT ACELERADO
Segunda música do álbum e também é o segundo single. Teve uma repercussão bem maior, tanto pela divulgação, quanto pela música em si. A música fala de uma menina que revolta um pouco porque está apaixonada, mas seus pais a julgam jovem demais para tal. A música é bem animada e começa com fade (música começa sem som e vai aumentando com o passar dos segundos). Talvez a razão por ter se usado fade no início da música é que provavelmente o som do baixo não agradou os produtores e então optaram por fazer fade no início. A música não uma das preferidas do blog e deixa um pouquinho a desejar, mas quando se fala de álbum de 1994, é a primeira música que vem na cabeça. Nota 9.
Versões Existentes:
- Beat Acelerado (Versão do álbum)

3. QUERO FICAR COM VOCÊ
Música romântica e bem chiclete, não foi single, mas é uma das músicas românticas da loura que mais agradam aos ouvidos. Aqui percebemos que a menina de "Toda Molhada de Chuva" cresceu, com uma voz bem "mulherão" ela canta a vontade de amar um rapaz. A letra é bem tranquila e equilibrada: não pesa pro lado sexy, e não pesa também pro lado "menininha". A música é feita na medida correta e não cansa os ouvidos. Nota 10.
Versões Existentes:
- Quero Ficar Com Você (Versão do álbum)

4. BAMBOLÊ YO YO
Primeira música infantil do álbum, foi até bem divulgada no 'Casa', mas não foi single e a música deixa um pouco a desejar pelo fato de muito cansativa e percebe-se também que a voz da loura está bastante forçada, é provável que ela gravou tentando deixar a voz mais fina (o que a deixava bem insatisfeita). Mas a música se encaixou bem no programa, até porque, como a loura já disse, todos os álbuns, exceto o de 2001, foram baseados para serem divulgados nos programas de tv. Nota 7.
Versões Existentes:
- Bambolê Yo Yo (Versão do álbum)

5. DOIS NAMORADOS Não se sabe ao certo se foi single, mas é provável que sim, pois a música teve bastante divulgação no 'Casa'. A música é romântica e muito bonita, seguindo a linha de "Quero Ficar Com Você". A letra fala do amor de duas pessoas apaixonadas. Nota 10.
Versões Existentes:
- Dois Namorados (Versão do álbum)

6. DONA FELICIDADE
Regravação do Trem da Alegria (1985), essa canção foi o terceiro single do álbum. Nada de mais pra quem já conhecia a música, a versão ficou bem atualizada (pra época), mas como é uma regravação, ninguém deu devida importância, apesar de ter sido bem divulgada no 'Casa'. Nota 8.
Versões Existentes:
- Dona Felicidade (Versão do álbum)

7. EU AMO VOCÊ
Segue um pouco a linha de "Toda Molhada de Chuva" até a base da música lembra um pouco. A letra é bonita e só o refrão que não é cantado sussurrando. A letra também puxa um pouco pro lado sensual, mas não fica vulgar, a batida é marcada e lenta, mas não deixa a desejar. Nota 10.
Versões Existentes:
- Eu Amo Você (Versão do álbum)

8. A DANÇA DO SACI-PERERÊ
Segunda música infantil do álbum, fazendo referência ao personagem folclórico e á sua única perna criando uma dança. A música não é muito agradável, e pra quem não gosta das músicas infantis da Angélica, passe longe dessa música!! A música foi até bem aceita no programa e até bem divulgada mas não se tornou single. A música tem momentos bons, mas somente no refrão, porque durante os versos ela é muito cansativa. Nota 6.
Versões Existentes:
- A Dança do Saci-Pererê (Versão do álbum)

9. MAGIA
Música bem "verão", aqui a loura conta uma estória que ela viveu num verão: se apaixonou e que apesar deste amor não ter "subido a serra" ela ainda continua apaixonada!! A música tem uma levada bem surf e uma letra bem chiclete, típica história adolescente. A música não se tornou single, mas ganhou clipe no Angel Mix (já na Rede Globo). A música marca bem o álbum e todos que conhecem este álbum provavelmente gostam dessa música. Nota 9,5.
Versões Existentes:
- Magia (Versão do álbum)

10. SOU MAIS VOCÊ
Quando você pensa que vai vir uma super música dance, vem a surpresa, é uma música romântica com uma batida mais agitada. A introdução te engana, mas não deixa por menos, a música é boa!! A letra fala que apesar de outros caras, é este tal (da música) que balança o seu coração. A letra é bem bacana e a música também, com alguns efeitos durante partes da música, é uma daquelas que te vicia. Nota 10.
Versões Existentes:
- Sou Mais Você (Versão do álbum)

11. AMIGOS PRA VALER (Casa Da Angélica)
Música muito conhecida do programa, tanto que o nome é dito no refrão. Música feita para ser utilizada no programa homônimo, fez relativo sucesso, apesar de não ter sido single. Com uma letra bem bacana e animada, é uma música que até muitos que não são fans se puxarem na memória, vão lembrar. A música ganhou um novo arranjo para ser utilizado no programa 'Casa' (essa versão é mais agitada e os vocais foram regravados). Nota 9,5.
Versões Existentes:
- Amigos Pra Valer (Versão do álbum)
- Amigos Pra Valer (Novo Arranjo) Assista no Youtube

12. CAN CAN
Mais uma regravação do Trem da Alegria (1990), com uma roupagem mais agitada e atual (pra época) consegue resgatar com muita animação o encanto das danças burlescas da França. Arranjo muito bem colocado e com bateria mais marcada do que na versão do Trem. Essa música fecha o LP com chave de ouro. Nota 10.
Versões Existentes:
- Can Can (Versão do álbum)

13. LINDO BALÃO AZUL (Bonus no CD) (Não listado como bonus no CD)
Regravação da Turma do Balão Mágico (1983) e último single do álbum. Essa música ganhou uma roupagem futurista e bem agitada (lembrando bem o ritmo que ela gravaria em seu futuro álbum de 1996). A música é um convite a um passeio de balão e a música faz referência ás estrelas e ao espaço. A letra se tornou feminina e a Angélica deixou a música com a cara dela, já que tinha sido regravada também por Guilherme Arantes e ele não deu o charme como a loura o fez. Essa música ganha uma performance futurista com direito a astronautas e tudo nas turnês de 1995/1996/1997 (Essa apresentação pode ser vista no vídeo/revista FAMA, de 1997, especial da Angélica). Nota 10.
Versões Existentes:
- Lindo Balão Azul (Versão do álbum em CD)
- Lindo Balão Azul (Versão com final extendido) - Usado nas turnês citadas acima

14. COM VOCÊ (Bonus no CD) (Não listado como bonus no CD)
Música dance, fecha (com outra chave ouro) o CD. A letra é muito bonita e fala de indecisões amorosas. O ritmo lembra bastante o que algumas artistas da época faziam (como Patrícia Marx e Simonny). A música ainda tem boas gargalhadas (sexy) da loura em uma parte da música. O Blog Indica essa música pra quem ainda não ouviu o álbum. Nota 10.
Versões Existentes:
- Com Você (Versão do álbum em CD)

Esta foi a Resenha para o álbum de 1994.

Nota para as fotos: 10.
Nota para a arte: 10.

Média das notas: 9,28

FOTOS DE DIVULGAÇÃO

ME DESCULPEM OS QUE ESPERAVAM MUITAS FOTOS, MAS É QUE EU NÃO TENHO NADA DE FOTO DO ÁLBUM DE 1994!!

4 comentários:

RaFa . disse...

Esse é o albúm dela que eu mais gosto.
E Dona Felicidade, contada por ela, marcou minha infância!

acervo lexico disse...

Na minha opinião ela estava linda demais nessa época, (taaaaaa loco! ) bom as melhores musicas na minha opinião são: "Dois namorados" e " Quero ficar com você" , aliás uma das formas que eu sempre gostei de ouvi la cantar está presente em "Dois namorados", na minha opinião uma das melhores musicas da carreira da Angélica. Nesse álbum dava para pensar tranquilamente na pessoa que a gente gostava na época !!!! Kkkkkkkk muito legal e um dos melhores na minha opinião!

Lucas Luz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Luz disse...

A música do Saci realmente nos refroes não é grande coisa os arranjos são bons mas o que salva mesmo são os refrões como você mencionou porém não acho tão ruim essa música é divertida e engraçadinha até... porem as melhores na minja opinião que já escutei desse album são: beat acelerado e as regravações de dona felicidade e lindo balão azul ficaram muito boas na voz dela

Postar um comentário