quarta-feira, 26 de maio de 2010

Resenha do álbum de 1995

O ano era 1995, a "adolescência" de Angélica começava agora, e isso se refletiu um pouco, tanto em seu comportamento, quanto em sua vestimenta e, claro, em sua música. O álbum conta com batidas dance que eram bem a cara da época, sem contar que este é o álbum mais "aborrecente" da loura, com músicas que mostram bem escrachado o estereótipo da adolescência da época (e um pouco da adolescência de hoje também!). Boa parte das letras falam sobre situações corriqueiras na vida dos jovens: micos cometidos pelos pais e amigos, paixões e desejos á flor da pele. As batidas das músicas do álbum lembram muito os remixes que tocavam no programa Passa ou Repassa. A partir desse álbum foi quando a Angélica começou a fazer as turnês 1995/1996/1997 e que ajudaram muito na vendagem dos álbuns, mais especificamente os de 1996 e de 1997. A vendagem deste álbum foi um pouco melhor em relação ao de 1994 e o "Meu Jeito de Ser".

P.S.: O Blog Angelical Touch insiste em colocar "turnês de 95/96/97" pelo fato da tracklist dessas turnês ser praticamente a mesma, mudando algumas músicas (de acordo com o lançamento do respectivo álbum) e a ordem de algumas músicas.

As músicas deste album são:
1. VOU FICAR
Single de grande sucesso da carreira da loura, a música fala de um casal em que a mulher não aceita o jeito de ser de seu amado e que somente se ele mudar e "amadurecer" ela irá voltar pra ele. A música é muito famosa, na carreira da loura, mas ainda ficou um pouco ofuscada pelo estrondoso sucesso de "Sonhos". Nota 9.
Versões existentes:
- Vou Ficar (Versão do álbum)
2. BEIJOS DE CINEMA
Segunda música do disco, conta a história de uma garota que se apaixonou por um rapaz e vê isso como um filme, e diz que desde pequena ela via cenas de cinema e que agora ela é a vez dela ter essas cenas de amor. Bateria marcada, e ótimos solos de gaita dão o clima pra essa música, que tinha capacidade total pra se tornar um ótimo single. Nota 10.
Versões existentes:
- Beijos de Cinema (Versão do álbum)

3. BUMERANGUE
Música feita pra dançar, é um dance com uma batida bem agitada. A letra fala sobre uma garota que não aceita o vai-e-vem de seu relacionamento e compara essa situação com um bumerangue. Nota 10.
Versões existentes:
- Bumerangue (Versão do álbum)

4. A DANÇA DAS HORAS
Este foi o terceiro single do álbum, apesar de não ter dado o retorno esperado (pelo fato da música "Sonhos" ainda estar nas paradas) é uma das melhores músicas do álbum. Esta música também é um dance bem agitado e tem um dos refrões mais lembrados da época da loura no SBT: "1,2,3,4,5,6,7,8,9 para 12 faltam 3!". A loura, nesta música, conta o dia-a-dia dela pras crianças de forma alegre e divertida (apesar de que naquela época a loura quase não tinha vida se dividindo em três programas, gravações e turnês). A música também tem uma performance muito "cute-cute" nas turnês 95/96/97 em que ela e os bailarinhos estão de pijama dançando próximos á um relógio-despertador grandão, no palco. Nota 10.
Versões Existentes:
- A Dança das Horas (Versão do álbum)
- Medley: Calendário/ A Dança das Horas (Versão das turnês 95/96/97)

5. RAP DA PAQUERA
Quarto single do álbum, deu menos retorno ainda para o álbum, pelo fato da música "Sonhos" ainda estar sendo muito tocada. Por mais que os outros singles tocassem nos programas, a música "Sonhos" é que era divulgada em outros programas e nas rádios. Esta música tem um refrão bem chiclete e que um bom fan que se preze lembra claramente. Essa música tem uma performance meio grafitti nas turnês 95/96/97 com direito a trancinhas louras e roupa de "malandro" vermelha. Mas a música peca um pouco em relação ao tamanho da canção, que deveria ter menos repetições. Nota 7.
Versões existentes:
- Rap da Paquera (Versão do álbum)

6. PAGANDO MICO
Não se tornou single, mas, com certeza, fez mais sucesso que o último single do álbum: "Bem-Me-Quer". O retorno positivo da música para o álbum provavelmente se deu ao fato da música falar e frisar os tipos de "mico" que os jovens pagam durante a adolescência e em todos os sentidos: tanto micos pagos pelas mães, quanto pelos próprios jovens. A música não é tão agitada, mas os instrumentos e a trilha da música dão um toque a mais pra canção ficar "engraçadinha". Nota 9.
Versões existentes:
- Pagando Mico (Versão do álbum)

7. SONHOS (Com Participação de Latino)
Brega... brega... brega... brega... Imaginem (quem ainda não escutou essa música) um homem que só fazia sucesso por era "gostosão", brega demais com aquele bigodinho pagodeiro... e com uma voz de cabrito horrorosa!!!... ufa... pronto... esse era o Latino. Passado o susto, vamos á resenha: A música é um dance romântico e conta a história de dois jovens (ha-hammm...) que se apaixonaram em seus sonhos. A batida é muito bacana (apesar de ser romântica) e está tudo bem, tudo lindo, nossa lourinha cantando... refrão... de repente uma voz esquisita, desafinada, com um sotaque ogro (de quem se achava o americano tentando cantar em poortuguês) cantando uns versos da música. Paremos e pensemos: a versão solo dessa música ficou perfeita só na voz da loura, mas quando escutamos a versão do álbum (com o Latino) é breguisse sem tamanho. então, nota 9 pra versão solo e nota 2 pra versão com o Latino... fazendo uma média... humm... 2+9=11... dividido por 2... Nota 5,5.
Versões existentes:
- Sonhos (Versão do álbum)
- Sonhos (Versão solo de Angélica)
- Sonhos (Versão solo de Latino) (Não confirmado)

8. A FESTA DOS INSETOS
Uma das melhores músicas infantis da loura. Conta história sobre uma festa de insetos organizada por uma minhoca. Refrão chiclete e bem agitada, teve performance com os bailarinos vestidos de incetos nas turnês 95/96/97. Nota 10.
Versões existentes:
- A Festa dos Insetos (Versão do álbum)

9. ESPERANDO NADA (Esperando Nada)
Uma das melhores músicas do álbum, com solos de guitarra marcando partes da música, é outra música romântica do álbum... na verdade, meio dark, pelo fato da Angélica contar uma estória sombria que aconteceu com ela. Com total potencial para se tornar single, quase não foi divulgada nos programas que a loura apresentava. Esta é a única versão em português feita pro álbum, as demais são músicas escritas em português. Nota 10.
Versões existentes:
- Esperando Nada (Versão do álbum)

10. RAP DO PICOLÉ
Mais um rap incluso no álbum, uma das músicas que estavam mais em voga na época eram os raps. Então a gravadora, na época, fez questão que a Angélica gravasse algumas músicas que fizessem juz a este ritmo que era febre. Essa música fala sobre o fanatismo da loura por sorvete em todos os tipos e formatos. Especula-se que essa música seria uma "cópia" ou algo do tipo da música "Sorvete", da Xuxa, lançada no mesmo ano no álbum "Luz No Meu Caminho". Mas essa especulação cai por terra pelo fato deste álbum da loura ter sido lançado antes do album da Xuxa. Mas como este blog é irmão do XuxaDowns e o proprietário é o mesmo, não faz nenhum sentido qualquer tipo de comparação. Mas, voltando á música, o ritmo é puxado pro lado infantil e não é tão legal quanto "A Festa dos Insetos". Nota 8.
Versões existentes:
- Rap do Picolé (Versão do álbum)

11. BEM-ME-QUER (Faixa Bônus no CD e K7)
Último single do álbum, é uma das músicas da loura que realmente só os fans vão lembrar. Mas, é uma das melhores músicas do álbum também: tem uma batida agitada, mas o som é mais suave. A letra fala de um encontro de duas pessoas em que uma delas se declara pra pessoa amada. Esta música foi lançada bem no final de 1995 quando a loura já estava pra sair do SBT, e então ela quase não foi executada, nem nas rádios, nem nos programa de TV. A faixa faz parte da tracklist oficial do álbum, mas como o LP tem pouca duração, esta música foi escolhida para ser excluída da versão em vinil, mas está presente no CD e no K7. Nota 10.
Versões existentes:
- Bem-Me-Quer (Versão do álbum em CD e K7)

12. APOSTO EM VOCÊ
Junto com "Passarê", estava cogitada para ser trilha sonora do programa Passa ou Repassa, mas foram descartadas e escolhidas outras músicas remix de artistas dance da época. Esta música, na verdade, foi a primeira a ser descartada. A música seria uma "parte 2" de "Coisa Aventureira", bem dançante também e com muitos efeitos, mas é um pouco cansativo pelo fato dos vocais serem extensos e com vozes muito estridentes, lembrando um pouco alguns vocais dos primeiros álbuns da loura. Nota 8.
Versões existentes:
- Aposto em Você (Versão do álbum)

13. UM REGGAE DE AMOR
Esta música é a mistura de raggae com um toque de dance (que também era a pedida da época), a letra fala de um reaggae que faz o casal dançar e se apaixonar e viver feliz. A música é uma das mais fraquinhas do álbum, é uma das mais lentas do álbum (apesar de ser dance) e tem uma letra repetitiva e até um pouco cansativa. Nota 7.
Versões existentes:
- Um Reggae de Amor (Versão do álbum)

14. PASSARÊ
Junto com "Aposto em Você" estava cogitada para ser trilha sonora do programa Passa ou Repassa, e, diferente de "Aposto em Você", tocou por alguns meses no programa, mas logo foi substituída por outras músicas dance que tocavam muito nas baladas da época. Mas, apesar de ter sido substituída, a música "Passarê" fecha o disco com chave de ouro. É uma música agitada e que, com certeza, anima alguém a competir, já que a letra faz clara alusão ao programa Passa ou Repassa. A música tem muitos vocais e uma das partes mais legais da música é quando a Angélica fala "Passa ou Repassa!!!" seguido de ecos repetindo "...passa! ...passa! ...passa!". Nota 10.
Versões existentes:
- Passarê (Versão do álbum)
- Passarê (Radio Edit) (Utilizado na abertura do programa por um tempo)

CURIOSIDADES:
A tracklist do K7 é um pouco diferente do CD:
Lado A: 1. Vou Ficar • 2. Beijos de Cinema • 3. Bumerangue • 4. A Dança das Horas • 5. Rap da Paquera • 6. Esperando Nada • 7. Aposto em Você
Lado B: 1. Pagando Mico • 2. Sonhos • 3. A Festa dos Insetos • 4. Rap do Picolé • 5. Bem-Me-Quer • 6. Um Raggae de Amor • 7. Passarê

A Tracklist do LP não possui a faixa "Bem-Me-Quer":
Lado A: 1. Vou Ficar • 2. Beijos de Cinema • 3. Bumerangue • 4. A Dança das Horas • 5. Rap da Paquera • 6. Esperando Nada
Lado B: 1. Pagando Mico • 2. Sonhos • 3. A Festa dos Insetos • 4. Rap do Picolé • 5. Aposto em Você • 6. Um Raggae de Amor • 7. Passarê

Nota para as fotos: 10
Nota para a arte: 10

Média das notas: 8.98

FOTOS DE DIVULGAÇÃO:BAIXE POR AQUI A FONTE DESTE ÁLBUM (Machine BT)

6 comentários:

Dhiego disse...

Viny o Cd de 1998 e Baseado na Novela Chiquititas nao é Critica e sim Observaçao: faixa 2 e como se fosse coraçao com Buraquinhos e a a 4 e como se fosse Tudo Tudo , obrigado amo a angelica

RaFa . disse...

O Latino gravou também essa música. Tá no cd de 97 ou 98, da música Vitrine. E ele também gravou com outra mulher.

acervo lexico disse...

Na boa, na minha opinião bem particular de quem sempre foi fã e comprava tudo que podia da Angélica e tal, eu não gosto dos cds de 95 e 96, acho que tem muitas musicas chatas e desnecessárias, o estilo dela nesse cd também não achei legal, Perdeu muito do romantismo que pra mim sempre foi a melhor marca da Angélica. Na verdade nesse cd não tenho nenhuma música para comentar e nem dizer que é a minha favorita. A música com o latino é talvez uma das piores que eu já ouvi em toda a carreira dela. Isso nunca vai desmerecer as músicas boas que ela fez, mas esse cd eu acho muito fraco e chato.

Lucas Luz disse...

Semana passada pude escutar esse cd todo e achei bom até pra mim por eu ser jovem.de 25 Anos mas a única que achei brega e chata demais foi a do "mico" não acho nem engracada pra mim é a desnecessaria deste disco a letra é muito sem criatividade e não tem nem 1% de carisma da Angelica cantando achei um uó e ora mim SIM... Ainda acho: Sonhos a melhor desse LP e Bumerangue o resto pra mim só é apenas muito bom e nada mais

Lucas Luz disse...

Fica repetitivo e enjoativo um pouco pra mim dela falar só de amor e romance jovem nas músicas dela são quase TODAS pra mim ela fez bem fazer álbuns assim como esse ora ver se muda tb os temas das músicas dela até pq ela era apresentadora INFANTIL e não exatamente pra jovens e adultos como aconteceu anos depois

Lucas Luz disse...

Essa musica tem mais a cara dele do que dela mas essa versão original eu amo mais e adoro escutar apesar de os vocais da Angelica muito autotume e robotizado

Postar um comentário