sexta-feira, 2 de julho de 2010

RESENHA DO ÁLBUM DE 1996


1996 chegou!
A loirinha estava preparada e afiada: estreava seu primeiro programa na Rede Globo. Logo após sua estréia no plim plim, lançou seu 9º disco pela Sony Music. Seguindo a mesma intenção dos anteriores (exceto o de 1993), possuía o mesmo nome: Angélica (segundo a loirinha, isso facilitava, pois quando as pessoas iam comprar seus álbuns perguntavam: "Já tem o novo disco da Angélica?"). O álbum tem a arte bem colorida já fazendo referências as cores utilizadas na logo do programa (e na logo da Rede Globo). As músicas foram bem selecionadas e as participaçãoes também. Este álbum pode ser considerado um dos grandes sucessos da carreira da loura, que vendeu cerca de 1.000.000 de cópias. Essa evolução de venda se deu ao fato da ótima divulgação, tanto pelo fato da loura estar na Globo, quanto pela forte divulgação das músicas, e mais ainda, pela turnê 95/96/97 que teve uma agenda pesada de shows.

Ainda há muita controvérsia sobre a existência deste álbum em LP, mas, sim, existe, mas a distribuição em LP foi muito restrita, então é uma super raridade encontrar este álbum em LP!!!

Este álbum contém as faixas:

1. A DANÇA DOS 40 LIMÕES (Danza de los 40 limones)
Música que abre o álbum, bem infantil. A música conta sobre uma brincadeira sobre contar limões, com o refrão parecendo um trava-línguas. A música foi bem trabalhada no Angel Mix, e até hoje é uma música bem lembrada até de que não é fan da loura. A música ganhou até uma versão Remix (no fim do disco) que também foi bem divulgada no programa.
Curiosidade: Na novelinha Caça-Talentos, a Fada Bela, já no mundo real, vai fazer uma poção para as plantas que ficam na cobertura da agência e canta essa música, porém a poção explode, pelo fato de que a magia não dava certo se houvesse alguém cantando.
Letra pequena, refrão repetitivo. Este foi o quarto single do álbum. Nota 8.
Versões Existentes:
- A Dança dos 40 Limões (Versão do álbum)
- A Dança dos 40 Limões (Remix Dance) (Versão do álbum)

2. SEM VOCÊ (Yo sin ti) Com participação de Netinho
É uma música que tem um toque bem latino, com letra e batida românticas não agradam muito ás crianças (que é o foco principal do álbum), mas é uma música que, com certeza, pode agradar aos mais velhos. E pra quem pensava que a loura só cantava e apresentava programas, se enganou!!! A loura que fez a versão em português dessa música, juntamente com César Filho (jornalista). Nessa época os dois ainda namoravam (noivado esse que acabou em meados de 1997, por um telefonema que a loura deu a ele!). A música representa bem a emoção de ser um casal apaixonado. Este foi o penúltimo single do álbum. Nota 8.
Versões existentes:
- Sem Você (Versão do álbum)

3. CHOCOLATE
Dance! Dance! Dance! Batida rápida, letra confusa e agitada, trava-línguas total!! Nessa música a loura se solta e mostra a que veio, cantando sobre o seu (até então) amor pelo chocolate. A composição é feita pelos craques da música infantil Augusto César e Paulo Sérgio Valle e representa bem essa paixão que a loura tinha por chocolate (porque tinha!??... a loura não come mais chocolates!!). Com performances super animadas nas turnês e no Angel Mix, marcou uma legião de fans, e todo fan que é fan, sabe de cor essa música. Este foi o terceiro single do álbum. Nota 10.
Versões existentes:
- Chocolate (Versão do álbum)
- Chocolate (Versão da turnê de 1996 - com mais repetições antes do fade-out) (provávelmente esse final mais longo foi cortado para que a música pudesse ser inserida no álbum)

4. A FESTA DA PATCHANGA
Outra música com levada latina, faz referência a cachorrinha mais famosa da lourinha: a Patchanga (que, infelizmente, já morreu). A letra fala, inconscientemente, da farra que a cachorrinha fazia quando via a Angélica. Então esse momento foi destrinchado e se tornou uma música. Pela levada meio latina, ganhou performance a caráter na turnê de 1996. Nota 9.
Versões existentes:
- A Festa da Patchanga (Versão do álbum)
- A Festa da Patchanga (Versão da turnê de 1996 - com final reduzido)

5. APAIXONADOS Com participação de Maurício Mattar
Previsão do futuro??... talvez...
Essa música romântica fala do amor recíproco de um casal muito apaixonado, e, claro, essa música, inconscientemente, era o começo de uma relação de vai-e-volta, na vida real. Os vocais são bem marcados e a Angélica dá um show (apesar de ela viver dizendo que não cantava bem!). Por outro lado, o Mauricio Mattar não convence muito com aqueles gritinhos e agudos que solta mais pro fim da música. Este foi o segundo single do álbum. Nota 7.
Versões existentes:
- Apaixonados (Versão do álbum)

6. UNI-DUNI-TÊ
Regravação do grupo Trem da Alegria (1985), é uma das músicas dance mais agitadas da loura. Presente em praticamente todo programa Angel Mix de 1996, era figurinha carimbada e tinha uma coreografia com direito a jogadas de cabelo da loura! A música ganhou uma roupagem bem agitada (lembrando um remix) e mais jovem, não tão puxada pro lado infantil, como a versão original, cantada pelo Trem. Nota 10.
Versões existentes:
- Uni-Duni-Tê (Versão do álbum)
- Uni-Duni-Tê (Versão da turnê - Com a introdução extendida e o final editado)

7. MENINAS
Um rockzinho meio americano para apresentar as assistentes de palco da loura, falando o nome e a personalidade de cada uma. A letra é bem descritiva e mostra o que era mais marcante em cada uma das meninas. Tem um leve toque de sensualidade, mas sem transparecer por completo na letra. Nota 10.
Versões existentes:
- Meninas (Versão do álbum)

8. ESTRELINHA Com participação de Asa de Águia
Música puxada pro axé agitado de Salvador, porém mesclado com pop infantil. A letra é um pedido pra uma estrela iluminar os caminho de um amor. A letra é um pouco confusa e a música se torna um pouco cansativa também. Nota 7.
Versões existentes:
- Estrelinha (Versão do álbum)

9. BIG BOM
Outro grande sucesso da carreira da loura, é outra música deste álbum que fez muito sucesso e que muitas pessoas lembram até hoje. A letra fala sobre uma batida entitulada de "big bom", batida essa que convida para dançar e fazer com que as pessoas se sintam mais felizes. Letra bem grudenta e refrão também. Este foi o primeiro single do álbum, e o que teve mais repercussão na mídia. Nota 10.
Versões existentes:
- Big Bom (Versão do álbum)

10. PARABÉNS DA ANGÉLICA
Canção de parabéns, é, também uma das músicas que mais marcaram, tanto o programa, quanto o álbum. Isso é a prova de que o álbum foi muito bem divulgado, senão, somente uma ou duas músicas seriam lembradas (e a presença da loura na Globo ajudou muito). Nota 9.
Versões existentes:
- Parabéns da Angélica (Versão do álbum)

11. RITMOS DO MUNDO
É uma das músicas menos lembradas de toda a carreira da loura. Quase não foi divulgada no programa. A letra fala dos ritmos de alguns países do mundo, inclusive o samba, no Brasil. A letra foi muito bem feita e a música condiz e mostra um pouco de cada ritmo. Nota 10.
Versões existentes:
- Ritmos do Mundo (Versão do álbum)

12. É NATAL
Musica natalina, bem marcante no álbum, também, e foi utilizada como trilha sonora em quase todos programas de Natal que a Angélica fez durante a fase infantil (na Globo). A canção tem uma letra bem escrita, porém o final da música é cansativo, e não somente isso, a canção em si também cansa um pouco, ainda mais nos dias de hoje. Nota 8.
Versões existentes:
- É Natal (versão do álbum)

13. SEMENTE DO AMANHÃ
Letra emocionante, trata de um assunto sério: direcionarmos nossas crianças para que elas sejam adultos de bom-caráter e auto-suficientes. A letra fala por si só, e se você já estiver emocionado, não escute essa música, é muito provável que você possa chorar! =D
A voz da loura não está muito afinada e a música não transparece o estilo de música que estamos acostumados a ouvir da Angélica. Nota 8.
Versões existentes:
- Semente do Amanhã (Versão do álbum)

14. FADA BELA
Música tema da fadinha de Caça-Talentos, conta sobre os perigos que a fada pode correr, tanto no mundo mágico, quanto no mundo real. A letra conta um pouco sobre a história da fada e de como ela se comporta. Ao contrario do que muitos pensam ao ver o nome da música, essa não é bem uma música infantil, quer dizer, não é dance, e também não é lenta. Mas conta meio que a saga que a Bela iria passar, na história de Caça-Talentos. Todas as músicas que fizeram referência a Bela, estavam presentes nas turnês 96/97 com direito a figurino igual ao da fada (menos o penteado, que na turnê geralmente a loura usava os cabelos escovados e uma tiara com florzinhas verdes). A voz da loura está bem afinada nesta canção e inclusive ela arrisca algumas "subidas de voz" antes do refrão. Este foi o último single do ano de 1996, e é o 5º single do álbum. Nota 9.
Versões existentes:
- Fada Bela (Versão do álbum)
- Fada Bela (Versão da turnê de 96 - com introdução e finais editados e o tom levemente mais grave)

15. CALENDÁRIO
Música que mostra a ansiedade da loura em encontrar o seu amado, e o desespero que ela fica ao esperar por ele uma semana inteira. A música é dance, com muitos efeitos de palmas e com direito a gritinhos antes de alguns versos. Música que fecha o álbum e prepara para o remix que virá logo depois. Último single do álbum, foi lançado próximo ao lançamento do álbum de 1997. Nota 10.
Versões existentes:
- Calendário (Versão do álbum)
- Calendário/ A Dança das Horas (Turnê 96)

16. A DANÇA DOS 40 LIMÕES (Remix Dance)
O que faltava na versão original, foi completada com este remix, que ficou com a base bem semelhante a da música "Uni-Duni-Tê". Nota 10.

E este foi a resenha para o álbum que possui mais faixas, de toda a carreira da loura!!

Nota para a arte: 10.
Nota para as fotos: 10.

Média das notas: 9,05

FOTOS DE DIVULGAÇÃO:

3 comentários:

Unknown disse...

Estou adorando as resenhas!!! Parabéns, achei ótima a sua iniciativa ;)

PS.: Se você souber, ou se for possível é claro! Teria como postar as datas de lançamento de todos os álbuns (ou daqueles que você souber).. É que sempre tive essa curiosidade, por que quando a Angel lançou a maioria de seus álbuns eu não era nascido, o primeiro álbum que me lembro dela é o de 1996 e ainda assim eu era muito pequeno, e não achei essas informações em nenhuma parte da internet.

Desde já agradeço, e mais uma vez parabéns pelas resenhas!!!

Victor C.

acervo lexico disse...

Como disse nos comentários o álbum de 95, esse álbum de 96 também não me agradou muito como fã.

Lucas Luz disse...

Essa música do limão é muito ruim e irritante kkkkk prefiro mesmo a versão remix pois teve o carisma que a versão original não teve

Postar um comentário