segunda-feira, 12 de julho de 2010

RESENHA

Chega o ano de 1997. Angélica, tendo grandes picos de audiência pela manhã com o Angel Mix e a novelinha Caça-Talentos. Começava, a partir daí, uma nova direção na carreira musical da Angélica. A lourinha apostava em novos ritmos neste álbum, que marca 10 anos de carreira musical, pela Sony Music (sim, 10 anos, a loura assinou contrato em 1987, mas o primeiro álbum só saiu em 1988).Neste álbum a loura apostou em dance, balada, samba e até forró. Os singles desse álbum foram marcados por mídias simples: somente a arte feita para o disco, sem necessidade de uma capa impressa em papel. Este foi o álbum que mais vendeu, depois do primeiro, teve vendagem próxima das 1.500.000 cópias.

Este álbum contém:
1. CIÚME
A balada que abre o disco, foi uma das músicas que mais marcaram a carreira da Loura "pós-entrada-na-Rede-Globo". Ganhou clipe e ficou na cabeça das pessoas por muito tempo. A letra fala da culpa que a garota sente por sentir tanto ciúme do amado. Instrumentos muito bem colocados e uma introdução que se repete na maioria das músicas deste disco. Nota 10.
Versões existentes:
- Ciúme (Versão do álbum)

2. AMOR ANIMAL
É a segunda faixa do álbum, e quem ouve, jura que é sobre um rapaz que a música se trata, mas não. A música fala do amor que a loura sente por (um dos seus) cachorro(s) e, de forma muito animada, deixa uma segunda intenção na música. Nota 10.
Versões existentes:
- Amor Animal (Versão do álum)

3. TOQUE DE MAGIA Com Participação de Chayanne
Mais uma balada marcante no álbum, com a participação do cantor Chayanne que canta parte da música em espanhol. Esta música, se não fosse uma balada, poderia perfeitamente ser um pagodinho, pois a disposição das frases e as palavras escolhidas casam com o ritmo. A letra fala do magia que todo amor pode ter. Nota 9.
Versões existentes:
- Toque de Magia (Versão do álbum)

4. QUALQUER BOBAGEM
Esta música fala de o quanto a garota é louca por seu amado, e que está disposta a fazer de tudo pra ter seu amor. A música tem o ritmo semelhante á de "Mão Boba", mas na música "Qualquer Bobagem" a intenção é mais romântica, então, digamos que esta música seja uma versão mais agitada de uma balada. Nota 9.
Versões existentes:
- Qualquer Bobagem (Versão do álbum)

5. ME ARREPIA
Uma balada sexy, é assim que se pode definir está música. Com um leve toque latino no refrão, essa música representa o calor que uma garota sente toda vez que pensa em seu amado. Digamos que a garota esteja sexualmente atraída por seu amado. Durante os versos, a música quase não tem instrumentos, mas no refrão, a quantidade de instrumentos aumenta, dando a impressão de que a música fica mais rápida. Nota 10.
Versões existentes:
- Me Arrepia (Versão do álbum)

6. PALCO Com participação de Gilberto Gil
Cover de Gilberto Gil (e com participação do mesmo), ganhou um clipe meio psicodélico, representando bem o que diz na canção. É muito provável que a loura tenha gravado esta música, meio que em homenagem aos fans, já que, segundo ela, uma das coisas que ela mais gostava era o contato com seu público, nos shows. Ótima regravação, com toque meio disco 70's. Nota 10.
Versões existentes:
- Palco (Versão do álbum)
- Palco (Radio Edit) (Versão do clipe)

7. TALISMÃ
Forró! Esta música famosa por ser composição de Sullivan-Massadas não ganhou roupagem pop pro álbum da loura. A letra fala de como o amado é o "porto-seguro" da garota, nos momentos felizes e tristes. A música não é uma das preferidas dos fans, até porque é um forró, mas se encaixou neste álbum por se tratar de ser o álbum mais eclético da carreira da Angélica, mas peca por falta de originalidade no arranjo. Nota 7.
Versões existentes:
- Talismã (Versão do álbum)

8. MÃO BOBA
O nome da música revela por completo o conteúdo da música. A letra fala da "mão-boba" do rapaz enquanto troca carinhos com uma garota. A letra possui pequenos momentos cômicos, mas são escondidos pelo teor sensual da música, que por sua vez é escondido pelo arranjo escolhido pra música, que não é sensual como "Me Arrepia". A letra é bem descritiva e todo fan que é fan, se lembra dessa música. Nota 9.
Versões existentes:
- Mão Boba (Versão do álbum)

9. ME AMARRO EM VOCÊ
Mais uma música dance no álbum. A música não é de toda agitada, porém é uma das músicas mais marcantes no álbum, pelo fato do refrão vir somente no fim da música: passam-se todos os versos, e então, o refrão. A letra é grande, e possui, no início o mesmo efeito scratch de "Ciúme" e "Palco". Nota 10.
Versões existentes:
- Me Amarro em Você (Versão do álbum)

10. BOMBOM
Samba, é essa palavra que define a música "Bombom". A letra é sensual, mas é levada pelo lado mais cômico e também não fica tão explícito e descritivo como em "Mão-Boba". A letra fala do desejo da garota em ser meio que "capacho" do seu amado, meio "me joga na parede, me chama de lagartixa!". Esta música se tornou single, porém foi pouco executada no Angel Mix. Porém a música peca por causa das repetições, que não são poucas. Nota 8.
Versões existentes:
- Bombom (Versão do álbum)

11. PEGA E SOLTA
Dance latino, com sons de sax marcando quase a música inteira e dando um ar de festa. A letra fala (novamente) da ansiedade que a loura fica ao esperar o namorado a semana inteira, e dessa vez há um agravante: por causa desse amor (adolescente) a loura chegou a perder uma prova de inglês!!. E no refrão, que é descritivo, nos dá impressão de que ela está narrando um momento em que o casal está dançando. O arranjo da música juntou perfeitamente os ritmos mambo, dance, salsa e pop que resultaram na batida de "Pega e Solta". Pra quem ainda não ouviu este álbum, esta é uma música que o blog indica para se escutar primeiro. .Nota 10.
Versões existentes:
- Pega e Solta (Versão do álbum)

12. DANÇA DA FADINHA
Mais um tema da Fada Bela. Esta é a música mais famosa da Fada e que ajudou e muito as vendas deste álbum. Feita para ser incluida somente para Caça-Talentos, acabou que fez tanto sucesso, que foi muito divulgada no Angel Mix e entrou para este álbum. A letra conta como é o dia-a-dia da Fada no mundo encantado e faz referências da vida da Fada no mundo real também. Além de tudo isso, a letra ainda mescla essa história com música, que era uma coisa muito presente na vida da Fada Bela também. Tem um episódio de Caça-Talentos em que um personagem cria o refrão da música, é muito provável que nesta época a música já estivesse pronta. Este álbum possui duas versões: A primeira tiragem, que vinha com um adesivo vermelho colado na caixinha escrito "Incluindo o Sucesso Dança da Fadinha". E a partir da segunda tiragem este adesivo já não vinha mais. Nota 10.
Versões existentes:
- Dança da Fadinha (Versão do álbum)

13. AMOR PROIBIDO
Dance novamente, com samples que lembram as músicas trance das Raves que acontecem hoje em dia. Esta música fala dos desejos secretos de uma garota por seu amado. Bem descritiva, essa letra é mais sensual que "Me Arrepia" e tem a intenção de ser muito sexy. Através de palavras rebuscadas e até meio épicas, dá o toque final pra essa música, que é um dos pontos altos do álbum. Nota 10.
Versões existentes:
- Amor Proibido (Versão do álbum)

14. COM A CORDA TODA
Esta é uma típica canção "fecha-álbum", assim como "Coisa Aventureira" ou "Passarê". A letra puxa pro lado infantil, e é um convite para que as pessoas sejam mais abertas para amar e serem felizes. E essa intenção é utilizada com palavras como "amarrar" "estique a corda". Mas fica meio apagada pelo fato da música anterior ser pesada e muito agitada. Nota 8.
Versões existentes:
- Com a Corda Toda (Versão do álbum)

E esta foi a resenha para o álbum de 1997.

Nota para as fotos: 10.
Nota para a arte: 10.

Média das notas: 9,37

FOTOS DE DIVULGAÇÃO:

6 comentários:

acervo lexico disse...

Eu tive esse cd é acho ele um dos mais legais de todos!

acervo lexico disse...

Aqui sim, um cd que eu achei o
Melhor de todos! A Angélica voltando para aquele estilo mais romântico!

Lucas Luz disse...

Dança da Fadinha, Palco e Ciúmes amo essas músicas me parece um álbum muito bom da apresenta algum dia vou escutar ele no youtube

Lucas Luz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Luz disse...

Fui escutar o albun todo no youtube dias atrás e minha conclusão: melhor album da carreira dela gostei de todas, a única que dá uma escorregadinha é a música Talismã porém mesmo assim acabei gostando de escutar

Lucas Luz disse...

Me Amarro em Você, amor proibido, ciúme, pega e solta etc... nosso só tem hino

Postar um comentário