domingo, 8 de agosto de 2010

Álbum de 1998

Chega o ano de 1998, uma Angélica diferente se descortina. Uma Angélica um pouco mais madura, mas, pela quantidade de trabalho e relacionamentos amorosos conturbados acabou que deixou a loura com alguns problemas de psicológicos e de saúde, não que ela assumisse isso com firmeza, mas a sua infelicidade era visível. A lourinha ganhou muitos quilos durante essa época, deixou de ser uma "adolescente crescida e sensual" para uma "menina-mulher rechonchuda e de cabelos mal escovados". A novelinha Caça-Talentos já não dava audiência como nos outros anos em que foi exibido, e o Angel Mix também havia perdido pontos na audiência por conta disso. E essa maré baixa resultou numa tentativa frustrada de produzir um álbum mais infantil do que os outros que já foram lançados. As vendas foram boas, mas a divulgação foi fraquíssima e as músicas não foram tão bem escolhidas para entrar no álbum. E o álbum ainda possui um agravante: era forçadamente infantil. Porém, a voz da loura está impecável no álbum, pouquíssimas desafinações. O encarte foi o mais diferente lançado até então: é em formato livreto, porém os contornos das fotos são cortadas, do lado direito de cada página, até mesmo a capa é cortada rente ao cabelo da loura, no canto direito superior. Houve uma versão sem estes cortes no encarte, porém o Blog ainda não confirmou esta versão. Foi nessa época, também, que as crianças brasileiras começaram, cada vez mais rápido, a serem precoces, o que resultou em uma mudança drástica no cenário de produção infantil no Brasil,além do que, a internet ganhava força a cada dia, tornando as crianças cada vez mais "enterradas" em suas casas. Um ponto positivo desse ano foi quando a loura resolveu apostar no cinema e atuar em um longa que fosse dela, o "Zoando Na TV".

As músicas desse álbum são:
1. PALAVRINHAS MÁGICAS
Escrita por Dany Jr., essa música ensina os pequenos a serem educados em qualquer situação do dia-a-dia, cumprimentar pessoas e agradecer. A trilha da música representa bem a infantilidade e a voz da loura está muito bonita. Este foi o primeiro single do álbum. Nota 8.
Versões existentes:
- Palavrinhas Mágicas (Versão do álbum)

2. NÃO CHORE ASSIM
A música é uma balada, em que a loura conversa com uma criança para ela não se entristecer com os acontecimentos da vida "real". A música tem a participação de Mariana de Carvalho. Um ponto alto da música é a segunda parte do refrão, que é muito bonito, principalmente quando a loura diz "com certeza alguém vai te escutar!". Porém a música possui muitas repetições e acaba ficando cansativa. E é a música mais longa do álbum, possuindo pouco mais de 5 minutos. Este foi o último single do ano de 1998. Nota 8.
Versões existentes:
- Não Chore Assim (Versão do álbum)

3. O SOL TAMBÉM É MEU
Mais uma música agitadinha no álbum, a letra é meio que um incentivo á criança querer um mundo melhor, fazendo com que cada uma faça sua parte para tal. A música é quase toda cantada em coro, tendo um leve destaque para a voz da loura. O refrão é animado e com muitos "tchu-ru-ru...". É uma das poucas músicas que se salvam do álbum. Nota 10.
Versões existentes:
- O Sol Também é Meu (Versão do álbum)

4. CAIXINHA DE SURPRESA
O ritmo da música é parecido com "Palavrinhas Mágicas", e dá a impressão que é uma continuação da primeira faixa do álbum. A letra conta e prepara a criança para algumas adversidades da vida. O ritmo é bem cansativo e quem ouve quase não presta atenção na música. Nota 7.
Versões existentes:
- Caixinha de Surpresa (Versão do álbum)

5. NA HORA DE DORMIR
Esta música mostra-se como uma oração feita por uma pequena Angélica, não a Angélica que conhecemos, mas uma Angélica ainda criança. A letra lembra bastante as músicas "fim-de-disco" dos XSPB, da Xuxa. Nota 7.
Versões existentes:
- Na Hora de Dormir (Versão do álbum)

6. BALANÇO DO AMOR
O ritmo é um poquinho mais agitado do que a primeira faixa do álbum, mas ainda assim, é forçada e cansativa. A letra não é interessante, e em certos pontos, não possui muito nexo. A letra é uma mistura de lições de dança e ao mesmo tempo uma música que faz referências ao amor. A letra também se mostra um pouco confusa. Nota 7.
Versões existentes:
- Balanço do Amor (Versão do álbum)

7. PENSE NISSO
Mais uma música "ensina-criança". A letra ensina a criançada a se comportar e agregar respeito e carinho entre as pessoas. A parece começar agitada, mas logo a música perde um pouco do ritmo e então a loura começa a cantar. Este é o terceiro single do álbum. Nota 7.
Versões existentes:
- Pense Nisso (Versão do álbum)

8. MEU SEGREDO
Mais uma baladinha, porém tem um toque infantil. Essa música lembra as baladinhas que a Eliana cantava nos seus primeiros álbuns. Lembra também as baladinhas que eram tocadas na novelinha Chiquititas. Talvez se houvesse menos instrumentos ou um outro arranjo, a música iria ficar melhor. Essa é a típica balada que se coloca em álbum infantil de um jeito que não fique tão adolescente ou tão adulto para a criança. Essa música se tornou single já em 1999. Nota 8.
Versões existentes:
- Meu Segredo (Versão do álbum)

9. GINÁSTICA
Finalmente, uma música realmente agitada no álbum. A letra tem uma levada dance que lembra músicas tocadas em academias de musculação. A loura, apesar do "corpão-violão", fazia muitos exercícios para emagrecer. Mas, voltando a música. A letra é bem agitada e influencia a criança a fazer exercícios e deixar de comer "besteiras" como hambúrgueres e massas. A letra é um pouco repetitiva, mas não é tão cansativa como as outras do álbum. Foi o segundo single do álbum e teve boa repercussão no Angel Mix, principalmente nas edições de verão/férias. Nota 10.
Versões existentes:
- Ginástica (Versão do álbum)
- Ginástica (Angel Mix de verão/férias - Versão extendida) (possui apenas mais repetições)

10. MENINO DO CIRCO
A agitação de "Ginástica" se acalma e dá espaço a "Menino do Circo". A letra é um pouco triste e, provávelmente, houve um primeiro arranjo descartado em formato balada. Mas, por se tratar de um álbum para crianças, o ritmo (quase como obrigação) deve ser mais agitado. A letra fala sobre a magia do circo, e conta um pouco da história deste menino do circo. Em alguns momentos a música ganha samples circenses. Nota 8.
Versões existentes:
- Menino do Circo (Versão do álbum)

11.AMIGOS
Uma letra animada, e que induz a criança a ter muitos amigos. e... opa (temos frases quase idênticas a música "Direito de Sonhar", do primeiro álbum da Eliana"Mande a tristeza PRA LÁ!!... felicidade, PRA CÁ!!!..."). semelhanças a parte, a música é agitada e é toda cantada em coro. É meio forçada e definitivamente não é cara da Angel que a gente conhece. Nota 7.
Versões existentes:
- Amigos (Versão do álbum)

12. TUDO TEM SUA HORA
Country+Rock... podemos definir assim o ritmo dessa música. Mas a letra é um pouco engraçada e mostra um pouco da "revolta" e da "dificuldade" da criança que (tem que) obedecer aos pais. Música também cantada toda em coro. Nota 8.
Versões existentes:
- Tudo Tem Sua Hora (Versão do álbum)

13. AMOR DE FADA
Música feita para "Caça-Talentos", é uma balada que conta sobre a magia do amor das fadas. A música reforça a "lei" que as fadas possuíam na novelinha: "Fadas não podem beijar". A letra é bonita e teve presença marcante no Angel Mix e até em alguns programas da Rede Globo em que a loura se apresentou. Essa foi a última música feita para a novelinha que acabou em novembro de 1998. Nota 8.
Versões existentes:
- Amor de Fada (Versão do álbum)

14. BOLA DO GOL
O álbum termina bem agitado com essa música alegre que faz referências a todo tipo de bola: bola de chiclete, de boliche, de bilhar, de sabão, de sorvete... A música é bem agitada e parece que é uma continuação animada de "Com a Corda Toda", de 1997. Essa é uma das poucas músicas que se destacam no álbum. Nota 10.
Versões existentes:
- Bola do Gol (Versão do álbum)

Nota para a arte: 10
Nota para as fotos: 8

Média das notas: 8,18

E esta foi a resenha do álbum de 1998.

FOTOS DE DIVULGAÇÃO:
Assim que possuírmos o álbum, colocaremos fotos de divulgação!

4 comentários:

acervo lexico disse...

Até hoje não dá para entender como foi que ela lançou um trabalho tão bem feito em 97 e em 98 me lança esse cd aqui que na minha opinião é com certeza um dos piores, mais chatos e nada a ver de todos os que ela já fez. Uma pena, já que o cd de 97 poderia prever mais um excelente trabalho para 98. Não gosto de nenhuma música desse cd aqui que parece mais um cd das Chiquititas disfarçado! Muito chato.

Lucas Luz disse...

Amor de Fada levou nas costas esse cd kkkkkk

Lucas Luz disse...

Essa foto da capa com sorriso de psicopata arlequina rsrs era pra ficar fofo acabou ficando é medonha kkkkkk

Lucas Luz disse...

XSPB+Chiquititas= CD Angélica 1998 kkkkk

Postar um comentário